Trabalho de pesquisa cientifica de professor da UESC é premiado no exterior

Professor e pesquisador Pedro Mangabeira
Ascom

 

O professor Pedro Antonio Oliveira Mangabeira, do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz,  recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho apresentado na 12th International Conference on The Biogeochemistry of Trace Elements" (12ª Conferência Internacional sobre a Biogeoquímica de Elementos Traços - ICOBTE) com o trabalho intitulado "Effects of Lead in the anatomy, leaf mesophyll cell ultrastructure and concentration of mineral nutrients in Oxycarium cubense (POEP  KUNT) PALLA".(Efeitos do chumbo na anatomia foliar e ultraestrutura celular e concentração de nutrientes minerais em Oxycaryum cubense).

O trabalho apresentando pelo professor Mangabeira foi oriundo da dissertação de mestrado da estudante Laize Silva Queiroz - ex-bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e com o  apoio da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), do Ministério da Educação.

É o resultado de pesquisas no Programa de Pós-graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais,  sob a orientação do  professor Pedro Mangabeira, realizado no Centro de Microscopia Eletrônica da UESC com a utilização do Microscópio Eletrônico de Transmissão  Morgani - FEI - Company. O seu objetivo foi estudar o efeito do chumbo na anatomia  da espécie Oxycaryum cubense, com possível utilização em programas  de fitorremediação de áreas contaminadas por metais tóxicos.

O tema central da 12th ICOBTE foi "Remediação sustentável e gestão dos sítios contaminados" e envolveu sub-temas como biodisponibilidade, toxicidade, vias da cadeia alimentar, avaliação de risco, interação da rizosfera contaminante, especiação química, qualidade e segurança alimentar, radionuclídeos e química ambiental e metodologia de nano-partículas. Especialistas de renome internacional vão identificar e organizar um número limitado de simpósios especiais ao longo desses temas de fronteira.

A conferência tem o apoio da Sociedade Internacional de Oligoelementos Biogeoquímica ( http://www.isteb.com ) com suporte adicional do Gabinete do Vice-Presidente da UGA de Pesquisa, da Faculdade de Ciências Agrárias e Ambientais da UGA, a Solo Science Society of America (ASSS), as Associações de Metais Environmental Research (Mera), a United States Army Corps of Engineers, CRC-Care, Perkin Elmer e outros.

A ICOBTE é bienal e foi realizada no período de 16 a 20 de junho, na Universidade de Georgia, em Athens, Georgia, Estados Unidos da América reunindo estudantes, profissionais e industriais de mais de 50 países com cerca de 400 trabalhos cientificos inscritos.